Elegância é tudo

 Escrito por Bárbara Lopes, baseado nos livros "a elegância do agora", "chic[érrimo]".

Respeito com o outro

  • Uma pessoa ocupa um corpo e também o espaço a sua volta- cuide para que seus gestos não invadam esse lugar, sua voz e seus problemas não incomodem o vizinho na cadeira ao lado.
  • Se alguém vem logo atrás de você, ao passar segure a porta, de passagem. Chegando ao trabalho, cumprimente as pessoas. Responda aos cumprimentos. Muito feio e mal educado fingir que não viu, não ouviu o outro.
  • Não existe só você e oque está dizendo, fazendo, seu trabalho, suas necessidades. Parece óbvio, cristalino, mas há quem só conheça o mundo girando em torno de si.
  • Se a reunião é curta, não se estenda em seu próprio assunto, abrevie, divida, ceda a vez. Há quem fale com uma pessoa ignorando quem está ao lado. Ou pior: há quem grite, ou na mesa atrás, invadindo o espaço do vizinho no restaurante, do colega no escritório, do outro no saguão do aeroporto. 
  • Gestos demais, palavras demais- cuide. A deselegancia é prolixa.
  • Se o museu está cheio, respeite as filas, o fluxo, não fique horas em frente a um quadro disputado.
  • Na rua, no elevador, numa exposição, preste atenção em quem está perto.
  • Não siga andando como se fosse o dono da calçada, falando ao telefone sem perceber quem precisa passar, ou caminhando tão rápido a ponto de trombar na pessoa da frente.
  • Em casa, respeite o espaço periférico de seu filho, da mãe, marido, diarista.
  • Aproxime-se das pessoas com quem quer falar, não grite da cozinha, para a sala, ou ao contrário. Não torne esse tipo de comunicação uma rotina familiar.
  • Olhe para as pessoas quando estiver falando com elas.
Cinco hábitos para eliminar desde criancinha

Não fale alto 
Controle-se. Está vendo que sua voz está aumentando? Abaixe o volume na hora. Lembra quando precisa contar alguma coisa para alguém sem que baixo- é assim. Falar alto incomoda os outros. é um atestado de vulgaridade. Nunca conheci ninguém elegante que falasse alto.

Não interrompa quem está falando 
Mesmo que você não concorde, ou tenha uma ideia melhor, ou já saiba a solução para o problema que a pessoa está narrando, deixe-a terminar. As crianças também precisam ser educadas nesse sentido, não é porque é seu filho que pode interromper, nunca é gentil. Espere uma pausa do seu interlocutor para falar.

Não se atrase
O seu tempo não é mais importante do que o dos outros, portanto cumpra os horários combinados. Entre os brasileiros, cariocas e baianos, são especialistas na arte do atraso. Chegam sorrindo mandam emojis pelo whatsapp para avisar que estão a caminho- mas fica dificil suportar. Pontualidade é qualidade indispensável para quem pretende manifestar o mínimo de respeito pelo outro.

Não reclame
Se está com frio ou calor, se a faxineira faltou, está sem dinheiro - o problema não é do outro, portanto evite desabafar com quem voce não tenha absoluta intimidade. Aliás, até para o marido, pai , amiga, [é bom escolher assuntos mais palpitantes do que a sua renintente dor de cabeça. Quando alguma situação for de fato difícil, complicado, insuportável, entenda por que e tente sair dela. Encontre alternativas. Não reclame, tome uma atitude.

Não faça perguntas indiscretas
''Por quanto voce vender seu apartamento'' E a sua namorada também vai? Quantos anos ela tem? Por que saiu daquele emprego? Se a pessoa não toma a atitude de te contar, não pergunte. Contenha-se. Pense em assuntos que a interessem, que a façam sorrir e brilhar - não em saciar sua curiosidade pela vida dos outros.
 Quando for á alguma festa: 
A arte de se mover em festas é feita de círculos, por onde você cumprimenta as pessoas, entra e sai dos grupos, seguindo a regra dos 3 s: surgir, sorrir e sumir.
Precisa dar o seu melhor de voce mesma. Pense com antecedência na roupa, no acessório, lave o cabelo na véspera, capriche na maquiegem e na simpatia - se não estiver com vontade de ver pessoas e conversar, melhor nem ir. Você está sendo convidada para compartilhar uma noite que deve ser especial, não para prostar-se em algum sofá e lá ficar até que alguém a tire para dançar.
 
Chegando, cumprimente logo o dono da festa
Sem estardalhaço, claro - estardalhaço nunca. Aqueles gritinhos e abracinhos e beijinhos sem ter fim são só para festa da família com sua afilhada íntima e mais querida. Nunca, jamais, se demorar nessa conversa com o anfitrião . Seja breve, não peça para que abra o presente que voce trouxe. A fila anda, ele vai estar ocupado com outras pessoas e demandas.
  
Ouse 
Festas são as ocasiões perfeitas para cometermos ousadias no estilo, usar aqueles brinco grande, o  blazer mais extravagante, decote, meias, a maquiagem caprichada. E não se esqueça de um repertório de assuntos ainda mais excitantes.

A dona da casa bacana apresenta as pessoas
Quem é elegante dá um jeito, se não logo que a pessoa chega, mas em algum outro momento, sempre fala com todos, mistura as pessoas. Mas a casualização no relacionamento humano pode se radicalizar nesses ambientes, e um regra esperta é voce tomar iniciativa e se apresentar.

Não estacione
Oriente-se, observe tudo com simpatia. Cuidado para não ficar parado olhando estantes, zangado pelos cantos - é o lugar dos losers... Procure se interessar pela festa e se envolva com os convidados.

Não insista
Seja claro, objetivo - e, se o outro não responder com a mesma polidez e cordialidade, não insista nunca. Com ninguém.
 
Puxe assunto 
Pode ser difícil até voce pegar a manha, mas é a coisa mais chique e natural ao esbarrar com alguém no bar da festa ou ao se aproximar de um grupo. Tome coragem, o outro não vai achar que voce está querendo virar amigo ou se oferecendo pra ter um caso, só está procurando socializar. Eu chego junto as pessoas e pergunto:
''Oque voce tá tomando? Já comeu alguma coisa, oque sugere dessa mesa? Faz tempo que chegou? Achei bacana sua bolsa, de onde é? Qual o seu drinque? Parece bom! Ouvir falar do casamento de sua filha: como foi?''

Elogie o anfitrião 
Mesmo se tudo não estiver uma maravilha, seja capaz de encontrar algum detalhe para destacar, o ponto perfeito do sufle, o vinho, as flores na mesa.

A hora de ir embora é sempre antes do fim 
Timing é tudo na vida. Tem o auge da festa, aquela excitação geral; e logo depois está na hora de voce sair. Não fique querendo esticar, esticar, de jeito nenhum. E a não ser que a reunião seja íntima e com pouca gente, não é necessário ir até o dono da festa para se despedir. Até por uma questão de gentileza, fica indelicado dar um abraço de despedida e de alguma forma contribuir com o efeito cascata e fazer um monte de gente ir embora. No outro dia, se quiser agradecer a noite, envie uma mensagem carinhosa.
Se a festa for um jantar:
Talher é talher, deve ficar pousado sobre o prato 
Nunca fique segurando os talheres, nem pense em fazer isso enquanto está falando. Talher deve levar a comida até a boca. Gesticular com os talheres na mão é um dos hábitos mais deselegantes que alguém pode ter durante uma refeição. Terminando, garfo e faca deve ficar lado a lado, jamais cruzados, refestelados no prato.

Tome cuidado para não ser espaçoso
Os gestos precisam ser mais discretos se voce está na mesa. É natural ficar um pouco mais recolhido, mas nunca com o corpo curvado. É importante manter a postura correta, ereta, atenta para o corpo não invadir o espaço alheio.

Converse com quem está do seu lado
Seja gentil, apresente-se. Será que a gente já se viu antes?

O cotovelo não fica  apoiado direto na mesa
Toda postura muito relaxada, senão em lugares de inequívoco despojamento, pode ser invasiva para quem está ao seu lado.

Não inicie uma discussão
Pode convencer ninguém do seu ponto de vista: o relacionamento social não é um embate. Se é um almoço ou jantar de negócios, voce pode manifestar suas opiniões de forma convicta - talvez esteja sendo paga para isso. Mas se o assunto fugir ao contexto profissional, vale o cuidado de não criar arestas.

De prioridade para o outro brilhar
Valorize o que as pessoas estão falando. Preste atenção de verdade sem interrompe-las. Não conte a sua própria história no lugar.

Saiba ouvir
Tão logo pergunte e a pessoa responda, preste atenção, não fique ligado em outra roda, na conversa do lado. Quando conversar com alguém, faça dela a pessoa mais importante do salão. É importante ser antena, saber quem está onde, mas também se concentrar na conversa que está tendo com seu interlocutor. Nada mais aflitivo do que voce está falando com uma pessoa e ela olhando pros lados, inquieta, como se estivesse odiando a conversa.
  
A vida de verdade só é vivida quando pequenas mudanças ocorrem.

As vezes, por causa de uma paixão, voce transgride regras de comportamento e acaba prejudicando algumas pessoa para estar com outra.
Invista antes de comprar
Invista, pesquise, economize para comprar a bolsa perfeita, com acabamento impecável e material de alta qualidade. Se voce tiver comprado aquela mais baratinha, só por causa do preço, dificilmente vai funcionar como acessório que agrega valor. Pelo contrário, aquela bolsa assim banaliza sua imagem.
Usando bolsas atravessadas pelo corpo, como as alças mais longas permitem, ajuste o comprimento e o lugar onde ficam antes de sair por aí, com a bolsa na frente da barriga, ou nas costas. O comprimento ideal das alças varia na altura do quadril, e a bolsa deve ficar ao lado o corpo, um pouco mais á frente ou atrás, nunca jogada de qualquer maneira.
É melhor ter uma  bolsa incrível  do que duas ou tres medianas que voce só comprou porque estava com preço bom.
Levo duas horas para me arrumar. Então tenho que me levantar mais cedo pra me arruma pra escola, prefiro me arrumar do que ficar dormindo. Não quero fazer tudo com pressa, sem pensar, e depois atravessar o dia malvestida, com frio ou calor, me sentindo inadequada, sem charme. Respeito o tempo que preciso levar para estar de acordo - comigo, com os compromissos da agenda.

É claro que não acordo saltitante, com o cantarolar dos passarinhos, feliz por deixar travesseiros e lençóis. Mas, antes de ter a mínima fração de segundo para pensar em qualquer coisa, saio logo da cama e me jogo na primeira função da série que vai garantir que eu esteja pronta na hora.
Não consigo me imaginar saindo malvestida de casa. É como chegar atrasada a um com- promisso. Gosto de me apresentar de forma correta, dar o melhor de mim: é um rito de autorrespeito, um gesto de apreço e consi- deração por quem vou encontrar e pelo pró-
prio dia que tenho pela frente.
Posso estar morrendo mas eu faço. Posso acordar com preguiça, cansaço, não impor- ta. Faço tudo que me determinel a fazer para atravessar cada dia da maneira mais sim- ples e sofisticada possível. Não quero me afastar de mim mesma a esta altura da vida.
Prestar atenção em nossa aparência não nos torna superficials. Mais um mito a ser demo- lido, tão ultrapassado como a ideia de que estilo depende de gênero, beleza e juventude. 
Prestar atenção em nós é deixar o lugar de vítima - inclusive da moda. O apuro estético com sua imagem lhe dará sen- tido de competência, expressando o sentimen- to de estar à vontade com o ambiente, segura diante do grupo. Andar malvestido pode ser falta de cortesia, como invadir o espaço alheio ou falar alto. A gentileza com o outro também se traduz na forma como nos apresentamos.
ENCONTRE SEU UNIFORME. PARA COMEÇAR, VOCÊ PRECISA DA BASE QUE LHE DARÁ CONFIANÇA, COMO UMA SEGUNDA PELE OU O TRIO DE STEVE JOBS, UM CONJUNTO A PARTIR DO QUAL VOCÊ VAI CRIAR SOBREPOSIÇÕES ESPECIAIS E PERSONALIZADAS, UMA ROUPA QUE VOCÊ PODERÁ REPETIR MUITO DESDE QUE ESTEJA SEMPRE LIMPA, IMPECAVELMENTE LIMPA.
Siga mais para mais dicas como essas!!🌷
@blogdababii_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia de estudos da Rory Gilmore